O que você tem de fazer
- Realize um plano á escala do terreno onde deseja instalar o sistema de rega seguindo as recomendações que lhe indicamos nesta folha.
- Indique-nos a pressão e o caudal de água. Veja as ilustrações de ajuda.
- Envie-nos o plano e preencha todos os campos de dados do formulário.
O que nós fazemos
- Desenhamos o seu projecto por computador, indicando-lhe o tipo de aspersores, tubagens, válvulas, cabos, acessórios, etc…
- Facilitamos-lhe croquis específicos de montagem de aspersores, programador, electrovalvulas, etc.
A loja onde comprará os acessórios para a instalação avisa-lo-a de que já têm o seu projecto no quando o recebe.
Se não sabe onde se dirigir por favor contacte connosco. Indicar-lhe-emos qual a loja mais próxima.
1. Faça um croqui
Desenhe um croqui do seu terreno incluíndo se for caso disso a localização das construções (casa, garagem, piscina, passeios, etc) indicando todas as medidas das mesmas.
Comece o plano pelos contornos da casa e os limites do jardim. Desenhe os canteiros, terraços… Tome pontos de referência alinhados com os ângulos da casa. Faça figurar as zonas a regar e as que não quer molhar: árvores, arbustos, sebes e maciços.
Veja o exmplo abaixo:
2. Desenhe a parcela
Desenhe o terreno e meça as distâncias desde cada canto da casa aos limites do terreno. Meça desde esse ponto de interseção até os ângulos que forma essa linha perférica com os outros dois.
Por exemplo, desde o canto A até ao limite Este há 25m e desde este novo ponto «Z» ao limite Sul há 7m. ao Norte 12 m. Desde o ponto A ao limite Sul há 7m., e desde este novo ponto «E» aos ângulos, 10 e 25 m. respectívamente.
3. Plano a escala
Com base na medida maior (no exemplo 35 metros) comprove que usando a escala 1/100 (1m. real = 1cm no plano) o desenho cabe no papel [21 x 28 cm]. A ser assim utilizaremo a escala 1/100. Com o auxilio de uma régua desenhe primeiro a moradia e depois os limites, ajudado com os pontos de interseção com que antes tínhamos obtido.
De seguida indique se for esse o caso a piscina, passeios, sebes, arbustados e qualquer obstáculo no terreno. Marque as zonas que quer regar e as que não quer ver molhadas. Marque com uma seta o ponto de água prevista para a rega.
Precisará saber
Como medir a pressão e o caudal
Para conhecer sua pressão:
– Utilize um manómetro
– Consulte a sua companhia abastecedora de água
– Se utiliza uma bomba, siga as especificações que detalhamos a seguir:
Para proceder a esta medição é necessário ter os artigos descritos à direita.
Sempre que seja possível aproveite para limpar o filtro que o contador tem à entrada, uma que se este estiver obstruido (ver fotos 1 e 2), resultaria num menor caudalde água disponível na rede.
Uma vez limpo o filtro ligamos todos os elementos à torneira que tenhamos previsto para a rega, mediante uma mangueira directamente (ver foto 3).
Cálculo do volume a 1 Kg de pressão
Hay que proceder igual para 2 Kg
Anote essas medições nas caixas previstas para esse efeito ainda mais para baixo o modelo que você imprimiu..
Para ver a pressão estática feche a torneira, o manómetro subirá. Quando se detenha anote a medida no lugar indicado para isso. Estas medidas têm validade tanto para a rede geral como para o fornecimento mediante poço com bomba.
Nota: quanto mais perto do contador estiver o ponto de água para a rega, mais quantidade de água disporemos e menos custo de materiais terá a instalação.